top of page

Rede Mesh: Conheça a tecnologia que potencializa seu Wi-Fi


Sabe aquele lugar da casa em que o sinal do Wi-Fi simplesmente não funciona? Além da distância do roteador, alguma interferência eletrônica ou até mesmo física, como um espelho, micro-ondas, telefone sem fio ou estante de metal, pode prejudicar a distribuição do wireless e, consequentemente, a qualidade da internet do dispositivo conectado.

Para solucionar este tipo de problema, existe a rede mesh. O nome “mesh” significa “malha” em inglês, e essa tradução é um bom indicativo de como esta rede funciona: como uma “malha”, se interliga criando uma conexão estável, e eficiente.

Roteadores Mesh prometem ser uma opção interessante para quem precisa de um bom alcance para sua rede Wi-Fi. Essa nova tecnologia é indicada para atender espaços amplos, ou com interferências de sinal. Além disso, se diferencia do Wi-Fi comum, pois é composta por módulos que trabalham de forma dinâmica e inteligente, proporcionando uma distribuição de sinal uniforme em todo o ambiente, sem perder qualidade na rede. Marcas como TP-Link, Intelbras, D-Link e Multilaser oferecem kits do tipo no Brasil, contando com dois ou mais dispositivos que devem ser instalados em lugares diferentes da casa. Entre suas principais vantagens está a diversidade de recursos, como direcionamento inteligente de tráfego, conexão dual-band e funções para aumentar a velocidade e estabilidade da rede. Entenda um pouco mais:

Conexão simplificada

Com a utilização da rede mesh, não ocorre mais a reconexão do dispositivo quando o sinal fica fraco. Isso porque em todos os pontos espalhados há a transmissão do mesmo sinal, o que permite que a troca entre os nós seja transparente para o usuário.

Mais inteligência

Os roteadores mesh contam com uma inteligência que é capaz de identificar a necessidade de sinal de seus usuários. Dessa forma, se um dispositivo estiver, por exemplo, transmitindo um vídeo, o sistema direciona mais velocidade a esse usuário. Isso significa que o sistema consegue controlar a distribuição do sinal de acordo com a necessidade naquele momento.

Além disso, toda a configuração da rede é facilmente acessada por meio de aplicativo para celular. Sua administração é simples e oferece diversas funcionalidades, como a possibilidade de criar área para visitantes, regular o acesso para evitar que as crianças acessem locais indevidos, entre outros recursos.

Maior custo-benefício

Na rede de Wi-Fi comum, é preciso investir em um roteador mais potente e em repetidores para que haja melhor cobertura do sinal. No entanto, por mais potência que eles tenham, a mudança entre os pontos será sentida, além de o custo não ser tão baixo assim.

Já com a rede mesh, cada roteador é capaz de cobrir um espaço maior. Caso seja necessário, basta aumentar o número de nós. Além disso, a transição entre os nós não é percebida pelo usuário.

Alta qualidade do sinal e da transmissão dos dados

Os roteadores mesh operam em dual band. Isso significa que eles contam com duas velocidades específicas: 2,4 e 5 Ghz. O sistema cria uma rede única para as duas frequências, para que os dispositivos possam se conectar de forma instantânea no melhor sinal disponível. O usuário do smartphone, notebook ou qualquer dispositivo móvel que esteja se deslocando por uma casa ou qualquer local que possua a rede mesh não sente qualquer sinal de “troca” na conexão, pois a rede mesh é um sistema único.


Escalabilidade

Com a rede mesh, é mais simples aumentar o alcance da rede, pois não é necessário adicionar repetidores. Para cobrir mais cômodos, basta instalar novos módulos em pontos estratégicos da residência ou empresa.

Ao investir em uma rede mesh, é importante utilizar itens de qualidade. Portanto, verifique os recursos técnicos oferecidos pelos produtos, bem como as funcionalidades disponíveis na rede.

Então, como conclusão, podemos dizer que a rede mesh representa uma maneira mais eficiente e inteligente de acessar a internet por meio da conexão Wi-Fi. E sua tecnologia é incrível, vale a pena investir pois oferece inúmeras vantagens, como maior alcance, mais estabilidade e alta qualidade de sinal.

Gostou da matéria? Comente abaixo e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Rodapé.jpg

ATENDIMENTO

(54) 3771-1762

ENDEREÇO

(54) 3771-1762

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Av. Júlio de castilhos 114

VERANÓPOLIS - Rio Grande do Sul

© 2018 EBRANET. Todos os direitos reservados.

Ebranet Logotipo
bottom of page