top of page

4 tipos de backups: conheça qual é o melhor para sua empresa!



A perda de arquivos digitais é um problema comum em muitas empresas. A única maneira de evitar isso é escolher entre diferentes tipos de backups para garantir uma cópia segura dos dados.

O Backup é o processo de cópia de arquivos para alguma plataforma de armazenamento, seja por drivers físicos ou outros tipos de fornecedores. Como a grande quantidade de informações digitais armazenadas pelas empresas são de suma importância, essa é a única tecnologia capaz de recuperar os dados originais perdidos.

Se o backup não for bem feito, pode causar mais custos e carga de trabalho. Portanto, é muito importante determinar a melhor solução para sua empresa. Com isso em mente, apresentamos nesta matéria os 4 tipos mais usuais de backups para você identificar qual é o melhor para a sua empresa. Conheça:


1 - Doméstico: o mais simples

Consiste em um backup armazenado em HD externo, CD ou DVD. É mais recomendado para pequenas empresas ou profissionais que fazem home office e não têm condições de investir em servidores mais robustos.

Por ser gravado em drives que estão suscetíveis a danos e extravios, torna-se mais vulnerável. No entanto, essa é a forma mais rápida e simples de se fazer uma cópia de segurança dos dados.

O backup em armazenamento doméstico pode ser interessante para manter arquivos extras dos dados mais importantes da sua empresa. Eles são fáceis de resgatar e conferem uma segurança extra em caso de problemas com outro tipo de backup que você escolher.

2 - Nuvem: o mais seguro

Diferente do armazenamento doméstico, o backup em nuvem não necessita de drives físicos, mas de servidores online. O custo deste tipo de backup costuma ser mais baixo do que manter um servidor próprio, pois este último demanda constantes manutenções e ajustes na sua capacidade de armazenamento.

O Google Docs, o iCloud da Apple e o Dropbox são alguns exemplos de sistemas de armazenamento em nuvem famosos.

Além dos servidores, o desempenho deste backup vai depender da velocidade de conexão da sua internet. Se for alta, os dados vão ser carregados mais rapidamente. Neste tipo de backup, os novos arquivos podem ser salvos em tempo real.

3 - Incremental: armazene dados em tempo real

Este tipo de backup é recomendado para empresas maiores, com volume de dados alto. É muito eficaz, ágil e conhecido por melhorar o desempenho do sistema.

Normalmente, o incremental é feito após um backup completo, isso porque ele faz cópias apenas dos arquivos que foram modificados desde o último backup. Logo, o tempo de armazenamento é inferior se comparado ao completo, além de demandar um espaço bem menor na memória.

4 - Diferencial: arquive apenas dados modificados


A abordagem diferencial é realizada diariamente, fazendo uma cópia de todos os dados modificados desde o último backup completo. Para restaurá-los, é preciso acessar o último completo e o diferencial mais recente.

A vantagem desse método é que as restaurações são mais fáceis de serem realizadas. Porém, sua desvantagem está nos backups diários, que tendem a ser de maior volume e mais demorados que os incrementais.


Agora que você já conheceu os principais tipos de backup, qual é o melhor para a sua empresa? A resposta pode até parecer difícil de ser encontrada, mas é mais simples do que você imagina.

E para chegar nela, é necessário ter algumas perguntas em mente. Por exemplo:


  • Qual é o tipo de trabalho que sua empresa faz?

  • Com quantos clientes você lida?

  • Quantos arquivos você adiciona por semana? E por mês?

  • Há quanto tempo a empresa existe?

  • Ela sempre fez backups?

  • Quando foi o último backup feito?

Com as respostas você poderá comparar quais necessidades da sua empresa são mais evidentes e qual modelo de backup se encaixa melhor.


Gostou da matéria? Comente abaixo e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as dicas e novidades!



Rodapé.jpg

ATENDIMENTO

(54) 3771-1762

ENDEREÇO

(54) 3771-1762

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Av. Júlio de castilhos 114

VERANÓPOLIS - Rio Grande do Sul

© 2018 EBRANET. Todos os direitos reservados.

Ebranet Logotipo
bottom of page